A motivação vem de dentro pra fora, isso é o que afirmam muitos
especialistas em Recursos Humanos. No entanto, fatores externos podem
contribuir para a desmotivação ou maior empenho de um profissional.
Apesar de não ter o poder de motivar sozinho um funcionário ou equipe,
cabe ao líder desenvolver bem esse papel afim de oferecer condições para
a satisfação de seus colaboradores.
Segundo Pablo Aversa, sócio-fundador da Alliance Coaching, descobrir o
que motiva as pessoas ao seu redor é o ponto principal para o sucesso de
todo o grupo. “Cada pessoa é diferente na maneira como fica e se mantém
motivada. Ser competente nessa questão inclui conscientizar-se de que
todos são diferentes e que, por isso, motivar exige múltiplas
abordagens”, comenta Aversa.
O especialista dá 10 dicas para líderes que buscam melhor aproveitamento de seu time empresarial:
1- Elimine sua confusão sobre o processo de motivar os demais. Siga
as regras básicas para inspirar as pessoas: comunique a importância
daquilo que fazem. Agradeça. Ofereça e peça ajuda. Dê autonomia para a
realização do trabalho. Ofereça um leque variado de tarefas. Surpreenda
sua equipe com trabalhos enriquecedores e desafiadores. Demonstre ter
interesse na carreira de cada um. Adote uma atitude de aprender com os
erros. Comemore os sucessos. Não permita que o fato de estar sempre
muito ocupado faça com que se esqueça de reconhecer, comemorar, criticar
ou mesmo enfatizar o que quer das pessoas ao seu redor.
2- Não aposte nos motivadores errados. De acordo com
pesquisa realizada por Rewick e Lawler, os principais motivadores no
trabalho são: desafio no trabalho; concretizar algo que vale a pena;
aprender coisas novas; desenvolvimento pessoal e autonomia. Fatores como
remuneração, cordialidade, elogio ou ainda oportunidade de promoção não
são insignificantes, mas superficiais quando comparados com os
motivadores mais poderosos. Ofereça desafio, se aprofunde no porquê.
Crie uma visão em comum, apresente oportunidades de aprender e crescer e
dê autonomia para poder atender à maioria dos pontos críticos.
3- Estabeleça metas eficazes. A maioria dos
profissionais se anima com metas razoáveis. Afinal, as pessoas gostam de
medir a si mesmas em comparação a um padrão de desempenho. Gostam de
ver quem corre mais rápido, quem marca mais pontos e quem trabalha
melhor. Gostam de metas realistas, porém flexíveis. Dão o melhor de si
quando têm entre a metade e dois terços das chances de alcançar êxito e
um tanto de controle sobre como chegar lá. Geralmente, ficam mais
motivadas quando participam da elaboração das metas. Crie ainda desafios
ou tarefas que estejam fora do alcance quando se tratar de uma
experiência inédita para alguém: a primeira negociação, a primeira
apresentação sozinho etc.
4- Lide com o não verbal. O que as pessoas fazem
primeiro? O que enfatizam no discurso? Diante do que demonstram suas
emoções? Que valores são representativos para elas? Pense nisso.
5- Trabalhe sua intolerância.Ao tentar abordar alguém,
tente não julgá-lo. Você não precisa concordar, apenas compreender para
poder motivar. O fato de que você não ficaria motivado da mesma forma é
irrelevante - pessoas são diferentes.
6- Crie empatia.Isso demonstra respeito pelo
raciocínio do outro. Falar a mesma língua facilita a comunicação e lhe
dá as informações de que você precisa para motivá-lo.
7- Não se isole dos demais.Diga ao outro quais são as
suas categorias conceituais. Para lidar com você, ele precisa saber como
você pensa. Diga qual é a sua perspectiva – as perguntas que você faz,
os fatores que leva em conta etc. Se não puder explicar seu raciocínio, o
outro não vai saber lidar com você de maneira eficiente. Fica mais
fácil acompanhar alguém que compreendemos.
8- Vá além do estritamente profissional.Tome
conhecimento de três coisas a respeito de todos, que não sejam
relacionadas ao trabalho – seus interesses, hobbies, filhos ou qualquer
outra coisa sobre o que possam conversar. A vida é um mundo pequeno, se
fizer algumas perguntas pessoais, descobrirá que tem alguma coisa em
comum com praticamente todo mundo.
9- Lide com os casos mais difíceis.Se uma pessoa fica
sensível com algum assunto, ela reagirá melhor diante de uma ajuda
direcionada. Se a pessoa reagir sendo exclusivista, pode precisar de
ajuda para adotar a tendência predominante. Se ela não estiver motivada,
procure os motivos, tanto pessoais quanto profissionais para isso. Essa
pessoa pode reagir a um desafio de trabalho. O importante é transformar
algo negativo em um motivador.
10- Não oriente em demasia. Delegue e dê autoridade o
quanto puder. Envolva o profissional na criação de metas e na
determinação do processo de trabalho para que ele tenha êxito. Peça a
opinião dele sobre as decisões que você tomou. Peça ajuda para avaliar o
trabalho da unidade. Compartilhe o sucesso e examine os fracassos junto
com ele.
Fonte internete Emprego certo
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