Se você anda com a ideia fixa de que precisa (e merece) um
aumento, é preciso avaliar uma série de questões antes de conversar com o
chefe. "Verifique se o seu salário está realmente abaixo da média para o
seu cargo ou função", diz o coach José Roberto Marques, presidente do IBC
(Instituto Brasileiro de Coaching). Avalie também os benefícios, como
remunerações anuais e bônus, planos de seguro saúde e previdência, entre
outros. "Se você receber mais do que a média do mercado e suas realizações
forem consistentes, pode ser o caso de pleitear uma promoção, e não um
aumento", diz o coach Persio Cordeiro, diretor do JobCoach. Se chegar à
conclusão que você deve mesmo pedir um salário maior, agende uma reunião com o
chefe, avisando-o que pretende falar sobre salário. Assim, ele também terá a
chance de se preparar para a conversa. Antes disso, veja, a seguir, como não
cometer os dez maiores erros ao pedir um aumento.
Erro um: escolher o momento errado. Mesmo que você tenha
acabado de entregar um ótimo projeto ou de realizar uma atividade valorizada, é
preciso estar atento a outros aspectos, além do seu desempenho, antes de marcar
a conversa sobre o seu aumento. "Um erro muito comum dos profissionais é
ignorar o momento pelo qual a empresa está passando. Se a companhia não está
apresentando resultados positivos ou iniciou um processo de redução de custos,
o melhor é aguardar mais um pouco, pois são baixas as chances de ter sucesso em
seu pedido", diz o coach Eduardo Strang, diretor do JobCoach. Há outros
momentos que não são propícios: logo após as férias (suas ou do gestor) e no
período que segue o dissídio anual.
Erro dois: não ter argumentos realistas. Não vale pedir um
aumento por pedir, apenas porque você acha que merece. É preciso munir-se de
argumentos e fatos, para transmitir segurança na hora da conversa.
"Coloque no papel todas as atividades desempenhadas, suas competências e
habilidades, explique como elas estão contribuindo para o crescimento e
desempenho da organização. Também vale apresentar o que mais você pode oferecer
à companhia. E, claro, é necessário ter em mente o percentual de aumento que
você deseja",
Erro três: falar demais ou se atrapalhar. Além de saber o
que vai dizer, é bom planejar com antecedência como vai abordar o seu gestor e
em qual ordem irá apresentar suas ideias. O melhor é fazer uma explicação
clara, objetiva e simples. Evite repetir várias vezes um mesmo argumento e tome
cuidado para não falar demais, abordando questões sem importância ou que não
estão diretamente relacionadas a sua performance. Se possível, simule algumas
vezes a conversa que terá com seu chefe. "A prática vai lhe dar mais
confiança e naturalidade".
Erro quatro: não ter performance que justifique o aumento.
Em geral, os aumentos estão atrelados a performances acima da média. Assim,
atingir suas metas é a melhor forma de garantir sucesso nesse tipo de
negociação. Segundo a consultora organizacional Verônica Rodrigues da
Conceição, diretora da VR Consulting, é recomendável apresentar provas de seu
desempenho superior e levantar as respostas para as seguintes perguntas: o que
você faz melhor, mais rápido ou com menor custo do que outra pessoa na mesma
função? Que processos de trabalho otimizou ou tornou mais eficientes? Como
aumentou a produção, as vendas ou a receita? Como melhorou o atendimento ao
cliente ou ao consumidor? "Se conseguir responder a pelo menos uma parte
dessas questões, com dados consistentes, as perspectivas de conseguir um
aumento crescem consideravelmente".
Erro cinco: não ter uma referência correta de média de
salário da sua função. Para conseguir um aumento, um cuidado importante, além
de reforçar o seu bom desempenho, é pleitear um valor compatível com o seu
cargo. Não vale simplesmente chutar um salário que cubra as suas despesas, sem
usar qualquer referência de mercado nessa conta. "É aconselhável informar-se
antes sobre os valores praticados na sua área e na sua função e, de
preferência, evitar os sites de pesquisa salarial. Eles são pouco confiáveis,
porque costumam ser genéricos e juntam, em uma média, cargos com diferentes
responsabilidades", diz a consultora organizacional Verônica Rodrigues da
Conceição. A especialista recomenda consultar associações profissionais ou
colegas que exercem atividades semelhantes às suas em outras empresas.
Erro sete: justificar o pedido de aumento
com problemas pessoais. Além de não ajudar na sua imagem como profissional,
falar das suas dificuldades com o orçamento doméstico pode até ser prejudicial.
"Isso demonstra desorganização e descontrole, o que pode refletir na
percepção que o empregador tem sobre você".
Erro oito: não saber negociar. Numa conversa desse tipo, em
que a sua performance profissional estará sendo avaliada, é preciso estar
preparado para ser duramente questionado ou até mesmo criticado. E, nesses
embates, é fundamental controlar-se para não alterar a voz ou se exaltar, o que
poderá deixar seu superior nervoso e irritado, diminuindo muito as suas chances
de sucesso. Tente ouvir o que o chefe tem a dizer e, se necessário, marque uma
segunda conversa, caso o diálogo tome rumos inesperados. Adiar o papo também
funciona se você receber uma proposta que não está de acordo com as suas
expectativas. "Você nem sempre precisa aceitar o primeiro valor que o
empregador oferece. Afinal, ele dificilmente vai lhe apresentar o maior
montante que poderia pagar", diz consultora organizacional Verônica
Rodrigues da Conceição. "Embora seja uma questão delicada, que envolve
tato e diplomacia, vale negociar. Com jeito e com bons argumentos, explique por
que acredita que poderia receber um pouco mais".
Erro nove: depois de apresentar todos os seus argumentos ao
gestor, o ideal é combinar uma data para que vocês voltem a conversar sobre o
assunto. Afinal, vocês dificilmente chegarão a um consenso na hora. Isso evita
que você tenha que ficar questionando seu chefe de tempos e tempos, para saber
se ele já conseguiu o seu aumento. Por outro lado, se desde a primeira reunião
o empregador, por qualquer motivo, está irredutível em relação a conceder-lhe
um aumento, ou se ele já afirmou que não chegará ao patamar desejado, é melhor
não insistir. "Tente identificar as razões do seu gestor e concentre-se em
melhorar seu desempenho, preparando-se para ter sucesso da próxima vez".
Erro dez: ameaçar ou mentir. Dizer que vai pedir demissão
caso não receba o aumento desejado vai criar uma situação delicada, que pode
forçar a sua saída, além de dificultar um possível retorno à empresa no futuro.
"Inventar que recebeu uma proposta de outra companhia também é uma
estratégia arriscada. Além de correr o risco de ser desmascarado, é preciso
pensar no que vai fazer caso eles não cubram a sua proposta", diz coach
José Roberto Marques. Pior ainda é dizer que não fará mais determinadas
atividades se não receber aumento, pois não ganha para isso. "Esse tipo de
atitude denota falta de profissionalismo".
Fonte Internet Por Rita Trevisan e Thaís
Macena, do UOL, em São Paulo Didi Cunha/UOPL
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