quinta-feira, 20 de junho de 2013

VOCÊ QUER UM AUMENTO DE SALÁRIO!!! ENTÃO NÃO COMETA ESSES ERROS...



Se você anda com a ideia fixa de que precisa (e merece) um aumento, é preciso avaliar uma série de questões antes de conversar com o chefe. "Verifique se o seu salário está realmente abaixo da média para o seu cargo ou função", diz o coach José Roberto Marques, presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching). Avalie também os benefícios, como remunerações anuais e bônus, planos de seguro saúde e previdência, entre outros. "Se você receber mais do que a média do mercado e suas realizações forem consistentes, pode ser o caso de pleitear uma promoção, e não um aumento", diz o coach Persio Cordeiro, diretor do JobCoach. Se chegar à conclusão que você deve mesmo pedir um salário maior, agende uma reunião com o chefe, avisando-o que pretende falar sobre salário. Assim, ele também terá a chance de se preparar para a conversa. Antes disso, veja, a seguir, como não cometer os dez maiores erros ao pedir um aumento. 
Erro um: escolher o momento errado. Mesmo que você tenha acabado de entregar um ótimo projeto ou de realizar uma atividade valorizada, é preciso estar atento a outros aspectos, além do seu desempenho, antes de marcar a conversa sobre o seu aumento. "Um erro muito comum dos profissionais é ignorar o momento pelo qual a empresa está passando. Se a companhia não está apresentando resultados positivos ou iniciou um processo de redução de custos, o melhor é aguardar mais um pouco, pois são baixas as chances de ter sucesso em seu pedido", diz o coach Eduardo Strang, diretor do JobCoach. Há outros momentos que não são propícios: logo após as férias (suas ou do gestor) e no período que segue o dissídio anual. 
Erro dois: não ter argumentos realistas. Não vale pedir um aumento por pedir, apenas porque você acha que merece. É preciso munir-se de argumentos e fatos, para transmitir segurança na hora da conversa. "Coloque no papel todas as atividades desempenhadas, suas competências e habilidades, explique como elas estão contribuindo para o crescimento e desempenho da organização. Também vale apresentar o que mais você pode oferecer à companhia. E, claro, é necessário ter em mente o percentual de aumento que você deseja", 
Erro três: falar demais ou se atrapalhar. Além de saber o que vai dizer, é bom planejar com antecedência como vai abordar o seu gestor e em qual ordem irá apresentar suas ideias. O melhor é fazer uma explicação clara, objetiva e simples. Evite repetir várias vezes um mesmo argumento e tome cuidado para não falar demais, abordando questões sem importância ou que não estão diretamente relacionadas a sua performance. Se possível, simule algumas vezes a conversa que terá com seu chefe. "A prática vai lhe dar mais confiança e naturalidade".
Erro quatro: não ter performance que justifique o aumento. Em geral, os aumentos estão atrelados a performances acima da média. Assim, atingir suas metas é a melhor forma de garantir sucesso nesse tipo de negociação. Segundo a consultora organizacional Verônica Rodrigues da Conceição, diretora da VR Consulting, é recomendável apresentar provas de seu desempenho superior e levantar as respostas para as seguintes perguntas: o que você faz melhor, mais rápido ou com menor custo do que outra pessoa na mesma função? Que processos de trabalho otimizou ou tornou mais eficientes? Como aumentou a produção, as vendas ou a receita? Como melhorou o atendimento ao cliente ou ao consumidor? "Se conseguir responder a pelo menos uma parte dessas questões, com dados consistentes, as perspectivas de conseguir um aumento crescem consideravelmente".
Erro cinco: não ter uma referência correta de média de salário da sua função. Para conseguir um aumento, um cuidado importante, além de reforçar o seu bom desempenho, é pleitear um valor compatível com o seu cargo. Não vale simplesmente chutar um salário que cubra as suas despesas, sem usar qualquer referência de mercado nessa conta. "É aconselhável informar-se antes sobre os valores praticados na sua área e na sua função e, de preferência, evitar os sites de pesquisa salarial. Eles são pouco confiáveis, porque costumam ser genéricos e juntam, em uma média, cargos com diferentes responsabilidades", diz a consultora organizacional Verônica Rodrigues da Conceição. A especialista recomenda consultar associações profissionais ou colegas que exercem atividades semelhantes às suas em outras empresas.
Erro sete: justificar o pedido de aumento com problemas pessoais. Além de não ajudar na sua imagem como profissional, falar das suas dificuldades com o orçamento doméstico pode até ser prejudicial. "Isso demonstra desorganização e descontrole, o que pode refletir na percepção que o empregador tem sobre você".
Erro oito: não saber negociar. Numa conversa desse tipo, em que a sua performance profissional estará sendo avaliada, é preciso estar preparado para ser duramente questionado ou até mesmo criticado. E, nesses embates, é fundamental controlar-se para não alterar a voz ou se exaltar, o que poderá deixar seu superior nervoso e irritado, diminuindo muito as suas chances de sucesso. Tente ouvir o que o chefe tem a dizer e, se necessário, marque uma segunda conversa, caso o diálogo tome rumos inesperados. Adiar o papo também funciona se você receber uma proposta que não está de acordo com as suas expectativas. "Você nem sempre precisa aceitar o primeiro valor que o empregador oferece. Afinal, ele dificilmente vai lhe apresentar o maior montante que poderia pagar", diz consultora organizacional Verônica Rodrigues da Conceição. "Embora seja uma questão delicada, que envolve tato e diplomacia, vale negociar. Com jeito e com bons argumentos, explique por que acredita que poderia receber um pouco mais".
Erro nove: depois de apresentar todos os seus argumentos ao gestor, o ideal é combinar uma data para que vocês voltem a conversar sobre o assunto. Afinal, vocês dificilmente chegarão a um consenso na hora. Isso evita que você tenha que ficar questionando seu chefe de tempos e tempos, para saber se ele já conseguiu o seu aumento. Por outro lado, se desde a primeira reunião o empregador, por qualquer motivo, está irredutível em relação a conceder-lhe um aumento, ou se ele já afirmou que não chegará ao patamar desejado, é melhor não insistir. "Tente identificar as razões do seu gestor e concentre-se em melhorar seu desempenho, preparando-se para ter sucesso da próxima vez".
Erro dez: ameaçar ou mentir. Dizer que vai pedir demissão caso não receba o aumento desejado vai criar uma situação delicada, que pode forçar a sua saída, além de dificultar um possível retorno à empresa no futuro. "Inventar que recebeu uma proposta de outra companhia também é uma estratégia arriscada. Além de correr o risco de ser desmascarado, é preciso pensar no que vai fazer caso eles não cubram a sua proposta", diz coach José Roberto Marques. Pior ainda é dizer que não fará mais determinadas atividades se não receber aumento, pois não ganha para isso. "Esse tipo de atitude denota falta de profissionalismo". 

Fonte Internet Por Rita Trevisan e Thaís Macena, do UOL, em São Paulo Didi Cunha/UOPL

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