segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

VAI PILOTAR UMA MOTO, MEU USA O CAPACETE

Nos últimos 20 anos, só no Estado de São Paulo,150 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito. É como se morresse a população de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, inteirinha. E entre as fatalidades mais corriqueiras estão aquelas com motoqueiros – naturalmente, com seus corpos mais expostos a danos do que motoristas de automóveis. Para diminuir esse número, a empresa Lazer Helmet criou um capacete capaz de aumentar a proteção dos motoqueiros em até 67.5%.
Um acidente de moto pode danificar o cérebro de duas maneiras: no golpe direto, quando sua cabeça se choca contra o asfalto, a guia ou um carro; e depois, quando sua cabeça gira ao redor do pescoço, e a massa cinzenta vai batendo contra a parede do crânio por consequência do movimento. Isso acontece porque os capacetes comuns protegem do impacto externo, mas não impedem a rotação da cabeça.
O truque do SuperSkin Solano é uma cobertura que imita a carne humana, cede ao choque e gira ao redor do capacete no lugar da cabeça. O material que cobre este capacete também se retrai até oito vezes, diminuindo o impacto.
O capacete já está disponível na Europa, será vendido ano que vem nos Estados Unidos e não há previsão de quando chegará ao Brasil. O inventor do material que o reveste, o inglês Ken Phillips, atualmente tenta adaptar a tecnologia para proteger as cabeças de esportistas.
Enquanto esse capacete não chega por aqui, é melhor usar o bom senso e presatar mais atenção nas sinalizações, andar sem pressa e respeitar as normas de transito.
Já é um bom começo.
Fonte pesquisada  Editora Globo S/A GALILEU.




Nenhum comentário:

Postar um comentário