quinta-feira, 9 de maio de 2013

SAUDE BUCAL, ESCOVE OS DENTES TRES VEZES AO DIA

Higiene bucal bem feita e visitas periódicas ao dentista devem fazer parte da rotina de quem valoriza o próprio sorriso
Cuidar da higiene bucal pode não ser tão simples quanto parece. Todo mundo sabe que é preciso escovar os dentes, mas dúvidas com relação à frequência da escovação, quantidade ideal de creme dental e quando usar o fio dental são comuns e de acordo com especialistas, muita gente não sabe cuidar corretamente dos dentes.
Segundo o professor Fernão Leite, coordenador do curso de Odontologia da Unopar, é preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. E ele ainda faz um alerta: “O ideal é que a última escovação seja feita antes de dormir porque muita gente faz um lanche ou belisca alguma coisa depois do jantar”. 
Os cremes dentais contêm substâncias abrasivas que podem desgastar o esmalte dos dentes, e devem ser usados em pequena quantidade. “Um tanto do tamanho de um grão de ervilha é o suficiente para fazer a limpeza”, garante o professor Paulo Christino Neto, professor de Odontopediatria da Unopar.
Ele explica que as principais funções do creme dental são ajudar na higiene e na provisão de flúor, que protege os dentes. Os dentistas recomendam cuidado com produtos que prometem clareamento dental, pois eles costumam ser mais abrasivos e podem causar maior sensibilidade.
O mesmo vale para os que garantem proteção 48 horas: “Todo alimento tem potencial para causar cárie. O correto é limpar a boca sempre depois de comer”, frisa o professor Fernão. Entre os alimentos mais perigosos para os dentes o açúcar refinado é o campeão. 
“Não são só os doces que têm açúcar; salgadinhos como os chips, refrigerantes e bebidas isotônicas também têm alto teor de sacarose”, ensina o professor Paulo.
A professora Gabriela Fleury Seixas, odontopediatra da Unopar, alerta contra outro tipo de comida: “Alimentos que grudam nos dentes também são fator de risco para cárie. E remédios. A maioria dos xaropes e antibióticos tem açúcar para tornar o sabor mais agradável. Por isso a gente recomenda que as mães lembrem-se de escovar os dentes ou enxaguar a boca das crianças que estão sendo medicadas”, orienta. 
O café e bebidas como vinho e suco de uva contêm corantes que podem pigmentar os dentes, provocando manchas. E quem gosta de comer frutas também precisa ficar atento: “A frutose, que é o açúcar das frutas, causa menos cárie do que o açúcar branco, mas ainda assim é preciso pelo menos enxaguar a boca depois de comer fruta”, informa o professor Paulo. 
Usar corretamente e com frequência o fio dental é muito importante para garantir dentes saudáveis. Os dentistas aconselham a passar primeiro o fio dental, entre cada dente, e depois fazer a escovação. “O fio dental serve para remover os restos de alimento que ficam entre os dentes, nos lugares onde a escova não alcança. É como limpar uma casa, não adianta começar a varrer de fora para dentro. A sequência certa é de dentro para fora”, indica Paulo. 
Os enxaguantes bucais não substituem a limpeza com fio dental e escova. Esses produtos geralmente têm álcool e clorexidina, que é um antimicrobiano, e por isso não devem ser utilizados com frequência: “A clorexidina pode pigmentar os dentes e o álcool não deve ser consumido por crianças e dependentes químicos”, alerta o professor Fernão.
Doenças que começam na boca
A cárie é uma doença bucal, mas a boca é a porta de entrada de muitas outras doenças. Pesquisas comprovam que muitos problemas cardíacos e pulmonares começam nos dentes e gengivas. 
“Bactérias causadoras de cáries também podem se alojar em lesões localizadas em outros lugares do corpo, tornando-as crônicas. Gestantes com cáries e doença periodontal podem comprometer o peso dos bebês e ter partos prematuros”, destaca o professor Paulo. 
A professora Gabriela lembra que já existe um projeto de lei tornando obrigatória a presença de um cirurgião dentista nas UTIs para cuidar da higiene bucal dos pacientes hospitalizados.
“Nossa saliva têm substâncias que alimentam os micro-organismos causadores das cáries, por isso, mesmo sem comer é preciso higienizar a boca”, complementa. Além de prevenir doenças, cuidar da higiene bucal também garante sobrevida para os dentes. Eles podem durar a vida toda se forem escovados corretamente e se receberem manutenção profissional, com visitas periódicas ao dentista.
 
Fonte: Unopar/Assessoria de Imprensa
Visite nosso site www.lazaroproducoes.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário