Você tem
um colega de trabalho que pensa que é seu chefe? Veja como lidar com ele
26/11/2012 - 07h09 | do UOL Mulher Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho
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colega insiste em agir como se fosse seu chefe, o ideal é ter uma conversa
franca com ele Katia Abreu Do UOL, em São Paulo Quando um profissional ingressa
em uma empresa, é natural que funcionários com mais tempo de casa o ajudem a
lidar com as tarefas e a rotina do escritório. Mas isso pode se tornar um
problema se, passado o período inicial de reconhecimento, os mais antigos se
sentirem no direito de dar ordens e agir como chefe frente aos novatos. "O
problema é como as pessoas se colocam, às vezes sem querer. Tanto o mais velho,
que se sente ameaçado e fica na defensiva, quanto o mais jovem. Tem gente que
já se coloca numa posição inferior criando uma subordinação que não
existe", afirma Ylana Miller, professora do Ibmec (Instituto Brasileiro de
Mercados e Capitais) e sócia-diretora da empresa de desenvolvimento
profissional Yluminarh. João Baptista Brandão, professor da Escola de
Administração de Empresas de São Paulo da FGV (Fundação Getulio Vargas) e
proprietário do iBrand, instituto de desenvolvimento profissional e gerencial,
diz que a postura da corporação pode estar na raiz deste tipo de comportamento.
"Algumas empresas têm uma cultura de que os mais velhos são mais
importantes, e essas pessoas querem mostrar isso para marcar território. Isso
estabelece uma relação de opressão". Para Elza Veloso, professora do
Programa de Estudos em Gestão de Pessoas da FIA (Fundação Instituto de
Administração), é preciso observar atentamente o ambiente de trabalho e esperar
para ter clareza sobre a situação: ela é real ou apenas uma fase? "Toda
vez que chegamos numa empresa nova, estranhamos muita coisa. É importante saber
identificar se o problema existe ou trata-de do incômodo da adaptação, que é
normal". Poder imaginário "Liderança depende de consentimento. A
pessoa pode tentar o quanto quiser se mostrar líder, mas se o outro não
entender que ela é líder naquela situação, ela não vai liderar", explica
Elza. Ela afirma que o ajuste na relação deve partir do novato. "Com o
tempo, essa pessoa acaba sendo neutralizada pelo fato de que você também passa
a conhecer o serviço e pode até superá-la em termos técnicos. Invista na
própria competência e, quando tiver oportunidade, sem ser exibicionista ou
puxa-saco, mostre isso para equipe e para o chefe". Ylana afirma que o
indicado é que se estabeleça uma relação de cooperação e que fique claro que,
apesar de ter menos tempo na empresa, o profissional novo pode trazer ideias e
experiências para oxigenar o trabalho. "As pessoas têm dificuldade nisso:
falta humildade e aproximação. A competitividade é tão grande que ambas perdem.
Se você se aproxima, existe um respeito mútuo". Cuidado ao envolver o
chefe Se, mesmo com a sua boa vontade, um colega insiste em agir como se fosse
seu chefe, a atitude adequada é ter uma conversa franca e objetiva com ele, de
acordo com Brandão. O professor da FGV não indica que esse tipo de conflito
seja levado para a chefia: "Você vai levar para o líder uma reclamação
pessoal. Você não sabe a relação dele com o seu colega, não sabe se ele
incentivou esse comportamento de alguma forma", diz. "Em geral isso
ocorre por ter um chefe omisso, que permite essa situação". Elza também
recomenda cautela ao envolver superiores no problema: "Pode ficar
parecendo algum tipo de fofoca, queixa de criança", afirma. "Mas ele
tem o poder legítimo de interferir, caso seja necessário". De acordo com
Ylana, é papel do líder evitar constrangimentos em sua equipe: "É
obrigação dele promover a integração, ambientar o novo funcionário se ele
quiser que dê certo. A liderança tem que saber extrair de cada um o que tem de
melhor".
Fonte interenet noticias.bol.uol.com.br
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