quinta-feira, 5 de abril de 2012

IMPORTÂNCIA DAS LUVAS NO TRABALHO

 Luvas de Proteção
A proteção das mãos é uma necessidade em muitos tipos de serviços. As luvas de segurança são luvas especiais para a proteção dos usuários ou do próprio item manuseado. Por exemplo, uma luva usada em uma indústria alimentícia terá também o objetivo de evitar a contaminação dos alimentos, e uma luva de raspa usada por um mecânico servirá para proteger o mesmo contra cortes, produtos químicos, etc.
Hoje é fundamental que uma empresa invista na questão da segurança no trabalho. Além de aumentar a confiança e produtividade de seus funcionários, poderá economizar muito com indenizações decorrentes de acidentes no local de trabalho. O importante é investir sempre na prevenção.
As luvas de segurança podem ser feitas dos mais variados tipos de materiais, como raspa de couro, látex, PVC, neoprene, lona, dependendo do uso a que se destina. O mais correto é fazer uma análise da atividade específica do trabalhador e pesquisar no mercado qual a luva mais adequada. Se você tiver a possibilidade de consultar um engenheiro ou um técnico de segurança no trabalho, isso facilitará a escolha.
A luva de raspa serve principalmente para proteção das mãos contra agentes escoriantes, abrasivos, solda ou trabalhos pesados (como carga e descarga). Ela poderá ser confeccionada inteiramente em raspa de couro ou poderá ser mista. É possível encontrar luvas curtas e longas, de acordo com a necessidade do cliente.
A definição de raspa de couro pode ser observada inclusive na legislação brasileira (lei 11.211 de 19 de dezembro de 2005) que dispõe que esse material "é o subproduto decorrente da divisão da pele animal correspondente ao lado carnal, curtido e beneficiado". A raspa de couro é um material muito resistente, sendo geralmente curtida ao cromo.
É preciso escolher com cuidado a luva de proteção, atentando para materiais que possuem o Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual. Este é expedido pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho.
A luva de raspa deve ser armazenada em um local seco para aumentar sua durabilidade. Esse equipamento de segurança também deverá ser lavado a seco com o produto recomendado pelo fabricante. É recomendável não usar as luvas se o interior estiver úmido ou sujo.
Com a atualidade e relevância do tema de segurança no trabalho, e os requisitos legais quanto a isso, muitas são as empresas que estão se especializando na fabricação e venda de luva de raspa e outros equipamentos de proteção individual. Lembramos mais uma vez que, na escolha de um EPI, você deverá verificar se o mesmo possui a certificação adequada, aumentando assim a sua própria segurança e a segurança de seus funcionários.

Fonte internete Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos

Um comentário:

  1. Conheça os produtos da Zanel Luvas - Equipamentos de Proteção Individual

    http://www.zanel.com.br
    https://www.facebook.com/Zanelluvas
    https://plus.google.com/+ZanelLuvas/posts
    https://twitter.com/zanel_epis

    Bocaina SP - CEP 17.240-000 - Rua Heraclito lacerda 663 - Fone 14 3666 2046

    ResponderExcluir