segunda-feira, 23 de abril de 2012

QUEM ESTÁ DENTRO DO EPI?



A questão não tem como base o que, o como e o quando usar um EPI, mas o "quem" está La dentro, se dentro de um EPI está alguém com baixa auto-estima, sem perspectivas, valores distorcidos, mágoas, estruturas abaladas, dependências químicas, distúrbios emocionais, desequilíbrio financeiro, dificuldades nos relacionamentos e outras situações pessoais mal resolvidas, será um verdadeiro milagre a utilização correta dos EPIs, quanto valor tem a vida para aquele operário? Quanto ele vale para si mesmo? O que ele tem de precioso que precisa ser protegido? Ele sabe? Ele percebe o seu próprio valor? Esta é, na minha visão, a questão central que devemos tratar, se tratarmos o "quem" automaticamente trataremos o "que, como e quando".
Em todos os temas a questão importante a ser levantada é: O que isso tem a ver comigo? Porque eu preciso escutar e praticar esses princípios? O que eu faço para me tornar importante, para mim mesmo, o suficiente para cuidar da minha vida? Qualquer assunto sem trazer respostas práticas no sentido da felicidade e qualidade de vida terá pouco ou nenhum interesse, a segurança começa quando eu percebo que minha vida realmente tem valor!
Então, quando preparar sua programação da SIPAT pense nessas questões, procure vincular todas as informações à emoções, evitando exageros, ninguém se lembra de algo que não provocou grandes emoções, quer negativa ou positivamente, organize situações que envolvam as pessoas, sentir-se parte também é uma emoção importante, valorize a participação e a opinião das pessoas, dê créditos e reconhecimento, alguém que se sente valorizado irá transferir esse valor para seus atos e influenciar positivamente as pessoas, e não se esqueça de inserir palestrantes, atores e técnicos que trabalhem com as emoções, basicamente humor, sensibilidade e reflexão.

Fonte internete- Múcio Moraes Palestrante motivacional e consultor: www.muciomorais.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário