terça-feira, 10 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS CINTOS DE SEGURANÇA


PORQUE ELES NÃO SÃO EPI’S
BREVE RELATO HISTÓRICO (NO BRASIL)

Os cintos suporte abdominais lombares ou cinturões lombares, conhecidos nos EUA como Back Supports, foram introduzidos de maneira profissional no Brasil através da Bras Golden Ergonomics há cerca de 7 anos.

Naquela época eram importados dos EUA. Junto com os cintos, sendo a Bras Golden uma empresa voltada a prevenção e voltada à solução dos problemas por completo, através do seu Diretor Técnico, Eng Osny Telles Orselli, trouxe junto e sempre associou o uso dos cintos com técnicas de prevenção de lombalgias e lesões da coluna.

Nos EUA, onde o Eng. Osny estudou e trabalhou, verificou que este produto, quando comercializado por empresas decentes e que realmente eram voltadas à solução do problema, os “Back Supports” eram comercializados com a recomendação de serem introduzidos aos funcionários e trabalhadores, sempre através de um programa amplo de prevenção, estribado na chamada Ergonomia de Conscientização.

O Eng. Osny, em seus cursos, palestras e artigos que escreve, sempre salienta que a Ergonomia de Conscientização é a mais importante e a mais esquecida. “Não adianta comprar cadeiras super caras e ergonômicas se não ensinarmos ao usuário como tirar o máximo da sua cadeira, como ela deve ser sua altura , por exemplo, regulada e porque; a importância da boa postura dentro e FORA do local de trabalho; a importância de conhecer a limitação de seu corpo, como ele funciona; porque é importante manter o condicionamento físico com exercícios regulares, ginástica laboral, etc. Tudo isso foi incorporado em Programas de Prevenção de Conscientização para as LER/DORT e Lombalgias / Lesões da Coluna, respectivamente através dos programas Punho Seguro? e Coluna Segura? da Bras Golden Ergonomics. 

Fonte Internet Por Osny T Orselli

Nenhum comentário:

Postar um comentário