quinta-feira, 19 de julho de 2012

O QUE É GRIPE SUINA E COMO EVITÁ-LA...


O que é gripe A (H1N1)?
É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.
 Tenho sintomas de gripe. Como posso saber se é um caso de gripe A (H1N1)?
Apenas se houver febre alta repentina (maior que 38 graus centigrados) e tosse, podendo estar acompanhas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, e dificuldade respiratória. Além disso, o doente deve ter apresentado esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportam casos da influenza A ou ter entrado em contato próximo com uma pessoa suspeita de infecção (como alguém que esteve em uma região afetada e apresentou os sintomas até 10 dias depois.
Se suspeitar da gripe A (H1N1), devo procurar um posto de saúde ou um dos hospitais de referência?
Procure a unidade de saúde mais próxima, onde será examinado. Se houver suspeita de contaminação pela gripe A (H1N1), com base na análise clínica e na investigação sobre a possibilidade de exposição ao vírus, poderá ser encaminhado a um hospital de referência. Dependendo da gravidade dos sintomas, o paciente pode ser mantido em casa, bob monitoramento.
 Há tratamento para influenza A (H1N1) disponível?
Sim. Há um medicamento antiviral indicado pela OMS e disponível na rede pública de saúde que será usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio sói faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas.
Devo tomar algum remédio preventivamente, mesmo sem sintomas?
Ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.
Nas regiões afetadas, o que posso fazer para reduzir as chances de contaminação?
Use mascaras cirúrgicas descartáveis durante a permanência na área de risco. Ao tossir ou respirar, cubra o nariz e a boco com um lenço, preferencialmente descartável. Evite lugares com aglomeração de pessoas e contato direto com pessoas doentes. Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e evite tocar olhos, nariz ou boca. Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Fique atento, ainda, às medidas preventivas recomendadas pelas autoridades locais das áreas afetadas.
Com a aproximação dos meses de inverno e a temperatura caindo, há maior risco de disseminação da gripe A (h1N1) no estado?
Sim. O risco de disseminação do vírus aumento com o frio, como o de qualquer outra gripe. È importante que todos procurem se alimentar bem, dormir bem, usar agasalho para se proteger do frio e evitar ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas.
Existe vacina contra a gripe A (H1N1)?
Até o momento, não. Está em estudo a elaboração de uma vacina eficaz. 

Fonte interenete  Texto adaptado de clicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário