O estresse é um mal que atinge 70% dos executivos, segundo o
International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR). As
causas são várias: falta de tempo por conta de sobrecarga ou excesso de
trabalho, medo da demissão, baixa autoestima por não ver perspectiva
de crescimento dentro da organização, dentre outras.
Ana Maria Rossi, presidente do Isma Brasil, afirma que os
profissionais precisam aprender a lidar com os estressores - as fontes
de estresse. “Viver sem estresse é uma utopia”, aponta. Especialistas mostram como você pode lidar com o estresse ou evitá-lo no ambiente corporativo.
1. Identifique a situação
Para Ana Maria, determinar se você tem ou não controle
sobre uma situação de irritabilidade é o primeiro passo para eliminar o
estresse. “Por exemplo: não é possível ter controle sobre o
comportamento do outro.”
A partir daí, o profissional deve decidir se vai conviver
com a situação ou fugir dela. No caso de a ocasião gerar muito
desconforto, a alternativa pode ser mudar de área ou buscar uma nova
oportunidade no mercado de trabalho.
“É preciso rever hábitos e tomar atitudes que promovam,
de fato, o bem-estar desejado”, afirma o consultor organizacional
Eduardo Shinyashiki. Se os seus valores e sonhos não condizem com os
ideais da empresa em que trabalha, o melhor é procurar uma nova
colocação, ressalta o consultor.
2. Jamais aja por impulso
Segundo Denise Pará Diniz, coordenadora do departamento
de qualidade de vida da Unifesp, o profissional precisa identificar os
sintomas do estresse. Para isso, deve avaliar a frequência e a
intensidade desses sinais (ansiedade, baixa autoestima etc). Quando eles
aparecerem, é necessário adotar um comportamento racional. “É o que eu
chamo de trabalho de prevenção”, diz Denise.
Ainda segundo a especialista, em muitos casos, o
profissional incorpora uma conduta defensiva por dificuldades em
gerenciar o estresse, originado por mecanismos internos ou externos. Mas
dependendo da razão da irritabilidade, afirma Denise, uma conversa com
o chefe pode solucionar o problema.
3. Administre o tempo
Denise sinaliza que é preciso fazer pausas durante o
expediente. “De duas em duas horas, faça pausas de cinco minutos. Vá
tomar um café, falar sobre o churrasco do fim de semana.”
De acordo com ela, o profissional deve ainda planejar o
dia de trabalho. Porém, é necessário considerar as circunstâncias não
previstas. “Imprevistos acontecem. Quando surgirem, você terá de
reorganizar suas tarefas.”
4. Cuide da saúde
Ana Maria Rossi, do Isma-BR, destaca que profissionais
que adotam um estilo de vida saudável se recompõem de situações
estressantes mais rápido. A recomendação é dormir bem, alimentar-se
adequadamente, praticar atividade física sob orientação de um
profissional capacitado.
“Se você não gosta de fazer exercícios, fixe-se nos
benefícios que a prática pode lhe proporcionar”, diz Ana Maria. Outra
dica é o exercício de relaxamento. Segundo a especialista, a respiração
abdominal profunda, por exemplo, pode trazer conforto físico e
tranquilidade emocional.
5. Trabalhe por “estímulo”
“Encare o trabalho como um estímulo encorajador”, dispara Denise
Diniz, da Unifesp. Na visão dela, mesmo que a atividade não provoque no
profissional o prazer almejado, ele deve compreender que às vezes é
necessário passar por etapas indesejadas para alcançar metas e
objetivos.
“Por exemplo: um profissional que deseja ter sua própria empresa
no segmento de vendas precisará passar pela experiência de vendedor,
galgar o cargo de supervisor, talvez gerente. Ele vai necessitar de
todo um background para conquistar a autonomia.”
6. Dedique-se à vida pessoal. Cultive relacionamentos
Não deixe que a correria do dia a dia distancie você dos
seus relacionamentos. Da mesma maneira, não pare de praticar ou de
participar de tarefas que lhe são prazerosas. “Falo de atividades que
sirvam de respaldo para aliviar as tensões diárias”, aponta Ana Maria.
Ela ressalta que a prática da religiosidade, por exemplo,
pode ser um exercício fundamental para o alcance do equilíbrio
emocional.
Fonte Internete Empregos.com.br
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