Em algumas áreas mais, em outras menos, volta e meia uma
viagem a trabalho surge na agenda. Independentemente do objetivo –fechar
negócios, atualizar os conhecimentos em um congresso ou visitar uma unidade da
empresa– e do destino –um hotel fazenda no interior ou um resort de luxo na
África do Sul– há regras de etiqueta implícitas que regem essas ocasiões. A
primeira delas é não transformar o compromisso em turismo, mas nem todo mundo
se dispõe a segui-la à risca, o que pode comprometer a mais promissora das
carreiras. Veja quais são as principais gafes cometidas nas viagens a trabalho
e saiba por que é bom evitá-las: Abusar do frigobar Muita gente pensa: já que a
empresa está pagando, por que não? A companhia pode até pagar a conta, mas o
excesso certamente prejudicará a imagem do funcionário –e a chance de realizar
viagens futuras. Segundo a consultora de etiqueta e marketing pessoal Ligia
Marques, o ideal é consumir somente o necessário. "Deixe comidinhas e
bebidas alcoólicas para quando for pagar por elas", diz. Para Branca
Barão, especialista em comportamento humano e programação neurolinguística,
atitudes como essa só servem para revelar a diferença entre a forma como a pessoa
se relaciona com o próprio dinheiro e como lida com o dinheiro do outro. O
comportamento mesquinho em relação ao que é nosso e a ação de esbanjar o dos
outros mostram duas características reprováveis, segundo Branca: "Falta de
compreensão do que o dinheiro significa e falta de respeito e ética com o
outro, o que é ainda mais preocupante". Exagerar no uso do telefone do
hotel Se o teor das conversas no telefone for profissional, não há problema
algum. Para uso pessoal, só se for algo rápido ou emergencial, já que quase
todo mundo tem celular, hoje em dia. Para Lícia Egger Moellwald, da Intra
Consultoria Empresarial, de São Paulo, quem comete esse tipo de gafe pode ter
segundas intenções. "Ás vezes, as pessoas querem descontar o fato de
trabalharem demais e passarem muito tempo longe de casa através de atitudes que
oneram os empregadores. Daí abusar do telefone sem pesar se isso pode ou não
custar muito caro passa a funcionar como moeda de troca e vingança",
declara a especialista. Bancar o turista "Turismo? Só depois que o
trabalho acabar", afirma Ligia. Mesmo que o destino seja imperdível –Paris
ou Dubai, por exemplo–, tentar encaixar passeios e programas de interesse
pessoal na programação profissional pode culminar em atrasos indesejáveis e
comprometer os negócios. "Sem contar que esse comportamento é uma
demonstração de desrespeito ao trabalho", declara Lícia. Deixe para
conhecer a cidade somente após as tarefas do dia ou nas horas livres.
Comportar-se como se estivesse de férias Usar roupas
despojadas em um simpósio, querer falar de assuntos leves e contar piadas no
almoço de negócios, cair na balada todas as noites após a programação do
congresso. Colocar em primeiro plano o lazer e a diversão acaba com qualquer
expectativa de uma carreira de sucesso. Mesmo que os eventos aconteçam em um
resort na Bahia, não vá às palestras ou reuniões de bermuda. A mudança de
cenário não tira o caráter de seriedade e profissionalismo da viagem. Mesmo que
um ou mais colegas de equipe não tenham assimilado isso e apostem nos modos
informais o tempo todo, nada de imitá-los. "Pessoas que agem de
determinada maneira no ambiente tradicional de trabalho e se transformam quando
a empresa proporciona eventos em outros ambientes mostram que não são
confiáveis, não têm bom senso e que provavelmente fazem o mesmo quando o chefe
se ausenta", diz Branca. Extrapolar ao fazer contatos Conhecer gente nova
sempre é bom e, em circunstâncias profissionais, pode definir o futuro da sua
carreira. O problema é quando a pessoa se aproveita da viagem para tentar um
novo emprego e exagera na troca de cartões e distribui currículos como se fossem
panfletos. Além disso, também não é hora de paquerar. É óbvio que nem sempre há
controle sobre isso –se surge alguém interessante no caminho, por que não
aproveitar a oportunidade? A questão é que a ocasião tem outros objetivos, e
essas circunstâncias funcionam como uma espécie de teste. Tudo é observado e
pode definir o que os superiores pensam de um funcionário. "Observe a
reação alheia. As pessoas costumam apontar nossos comportamentos inadequados,
seja com o olhar ou com a expressão facial, mesmo que não falem nada",
explica Branca. Uma troca de cartões ou e-mails é mais do que suficiente para
levar um contato, amizade ou paquera adiante, em um momento mais propício.
Ignorar a cultura e as normas de etiqueta locais Um dos principais equívocos,
principalmente em viagens internacionais, é ignorar culturas e normais locais.
"Conhecer de antemão como as coisas funcionam no lugar e se informar sobre
algumas particularidades ajuda muito”, diz Ligia. No Brasil, é comum que as
pessoas acreditem que somos queridos pelo jeito afável e flexível com que
conduzimos os relacionamentos interpessoais. Por isso mesmo, a maioria de nós
tende a acreditar que os hábitos culturais diferentes dos nossos não devem ser
motivo de preocupação. “Ledo engano. Dependendo da cultura do país e das
pessoas com as quais estamos lidando, é prudente saber as regras de etiqueta
para evitar deslizes que podem até comprometer um bom negócio”, declara Lícia.
Ficar deslumbrado Por maior que seja a surpresa ao chegar ao destino de sua
viagem, é bom agir com naturalidade. Isso evita gafes e situações
constrangedoras. Segundo Branca, há diferença entre aproveitar e "enfiar o
pé na jaca". Para pessoas bem resolvidas, estar em um bom hotel, com
frigobar e telefone à disposição, é algo normal. “Então, não aja como se fosse
a última vez na vida que pode desfrutar dessas coisas. Isso faz com que seja
mesmo, afinal, nossa forma de pensar é o que constrói nosso comportamento e
nosso comportamento define nosso futuro".
Fonte internete noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/10/01
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