quarta-feira, 14 de março de 2012

ACIDENTES COM AS MÃOS - (Traumatismo)

TRAUMATISMOS DA MÃO 

A mão do homem é dotada de mecanismos extremamente especializados que permitem atividades únicas na escala zoológica. Constantemente em ação, este órgão é utilizado para pegar, pinçar, apertar, esmagar, alimentar e afagar. Por estar sempre em atividade, e como é o precursor do restante do corpo em contacto com o meio externo, pode estar sujeito a uma serie de traumatismos.
 As estatísticas mostram que é a porção do organismo humano mais freqüentemente traumatizada (lesada, acidentada). Os ferimentos que acometem esta parte do nosso corpo podem ter natureza variada: cortes, esmagamentos, amputações, queimaduras, abrasões, são os mais freqüentes, e cada um deles pode ser mais ou menos grave. 
 Para nós cirurgiões que atendemos estas emergências, a rotina do atendimento da situação de urgência está bem estabelecida. Entretanto como a maioria destes ferimentos ocorre em casa ou no trabalho, é importante que se tenha claro um conjunto de medidas simples e imediatas que permitam o manejo da urgência não hospitalar (domiciliar ou profissional) destas graves situações. 
 
Cortes ou lacerações
Sangramento (hemorragia)
Dor

Fonte   Newsletter ABC da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário