terça-feira, 13 de março de 2012

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE, CIPA,SIAPAT, NR, SESMT E SEGURANÇA DO TRABALHO (4)


O que é NR ( Norma regulamentadora)?
Casque de protectionÉ aquilo que estabelece com base ou medida para realização ou avaliação de algo, que é ou que age conforme regulamento por lei.
As Normas Regulamentadoras – NR, relativas á Segurança e medicina do trabalho, são observâncias obrigatórias pelas empresas privadas e publicas e pelos órgãos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativos e Judiciários, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O que é sesmt?  
O SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) está composto por uma equipe de profissionais: médico do trabalho, enfermeira, engenheiro do trabalho e técnicos em segurança do trabalho, que direcionados à proteção e promoção da saúde e bem-estar de todos os seus funcionários e professores, à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e à prevenção e utilização racional do meio ambiente e seus recursos.
 SEGURANÇA NO TRABALHO.
Definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. Pode ser entendida como medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.Dessa forma ela estuda prevenções, meio ambiente, higiene, Medicina do trabalho, proteção contra incêndios, entre outros meios utilizados pelos Engenheiros do trabalho ou Técnicos do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário