quinta-feira, 15 de março de 2012

ACIDENTES COM AS MÃOS (Cortes ou Lacerações)


Cortes ou lacerações
Pequenos ou grandes, os cortes e lacerações são as mais freqüentes lesões entre os ferimentos da mão. A pele constitui uma barreira protetora que impermeabiliza os elementos profundamente situados (músculos, ossos, outros órgãos) do meio externo. Sendo a estrutura mais periférica é a primeira a sofrer as agressões. Dependendo da intensidade do agente agressor além da pele também podem ser rompidos: os tendões, os músculos, e até os ossos.
Nas situações emergenciais, além do controle do sangramento (avaliado a seguir) o manejo inicial (domiciliar ou profissional) dos cortes e lacerações pode ser realizado no local do acidente de maneira simples. Se existirem fraturas, as manobras a seguir descritas devem ser realizadas com muito cuidado para não desencadear dor ou não piorar o prognóstico. Se houver uma quantidade muito grande de detritos misturados ao membro traumatizado, ou se houve explosão e as roupas e restos dos foguetes, como pedaços de papelão e cinzas, estiverem aderidos à mão lesada, um jato de água morna, prolongado, e muito fraco na superfície acidentada pode rapidamente limpar e remover agentes agressores. Muitas vezes estes agentes, como a pólvora, continuam mantendo a destruição dos tecidos.
Esta simples limpeza pode melhorar o prognóstico da lesão traumática. Imediatamente após o membro lesado deve ser envolto (não enrolado. simplesmente envolto) em um pano muito limpo e mantido imobilizado.

 Fonte   Newsletter ABC da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário