Para
quem tem a meta de abrir uma empresa em 2013, é bom aproveitar as energias
renovadas do ano novo para tirar as ideias do papel. Especialistas ouvidos pelo
UOL afirmam que, se o empreendedor começar a botar a mão na massa no início do
ano e formalizar a empresa até fim do primeiro semestre, é possível já
comemorar os primeiros lucros antes de 2014. LEIA TAMBÉM Veja 5 passos para
pequena empresa construir marca forte e reconhecida Crie oportunidades de
negócios sem gastar dinheiro; autor dá 10 dicas Ser criativo traz ganhos para o
negócio; veja 5 dicas de especialistas Rádio-peão estraga clima das empresas;
veja como frear as fofocas Para isso, ele precisa realizar o planejamento logo
nos primeiros meses. Segundo o professor de marketing e empreendedorismo da
Trevisan Escola de Negócios Dalton Viesti, o período pré-Carnaval é útil para
fazer toda a parte de pesquisa inicial, levantamento de informações para
elaboração do plano de negócios. Nesta época, normalmente, a demanda por
produtos e serviços é baixa, o que torna as empresas mais acessíveis para
fornecer informações. “O ano, no Brasil, só começa depois do Carnaval. A partir
daí é que as pessoas começam a gastar mais”, afirma. Plano de negócios deve
trazer informações sobre fornecedores e concorrentes Veja 5 dicas para
transformar sua ideia em negócio.
1 Perfil empreendedor O futuro do negócio
depende do comprometimento de seu dono. Criatividade, faro para negócios e
disposição para enfrentar os altos e baixos podem fazer a diferença para
transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
2 Pesquisa Estude quem é o seu
cliente e como ele gosta de comprar, quem são seus concorrentes, como está o mercado
no qual quer investir, onde abrirá sua empresa e quem serão seus fornecedores.
Estes dados serão o eixo central do seu plano de negócios, que vai direcioná-lo
e orientá-lo nas estratégias de abertura da empresa.
3 Planejamento Com as
informações coletadas e o plano de negócios estruturado, é o momento de
identificar a viabilidade econômica e comercial do projeto. O planejamento
proporcionará uma visão clara e ampla da proposta, facilitando a percepção das
oportunidades e dos riscos.
4 Ponto comercial Antes de alugar ou comprar um
imóvel para o negócio, consulte a prefeitura de sua cidade sobre a Lei de
Zoneamento Urbano para saber se a atividade que deseja exercer é permita na
região onde pretende abrir a empresa.
5 Formalização Vencidas as etapas anteriores,
o empreendedor deve solicitar seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica),
que lhe dará acesso a linhas de crédito especiais, credibilidade entre outros
benefícios. Para transformar uma ideia em negócio, o professor diz que é
necessário planejamento. O empreendedor deve buscar informações aprofundadas
sobre o mercado no qual pretende ingressar, simular orçamentos e elaborar um
plano de negócios. No documento devem constar informações sobre concorrentes e
a região onde o negócio será instalado, qual o foco da empresa, que tipos de
produtos ou serviços a empresa vai oferecer, quais os diferenciais de mercado e
quem é o público-alvo. Além disso, falar com clientes e fornecedores e fazer
previsão dos gastos, do faturamento e do lucro líquido são medidas importantes
para reduzir riscos na implantação do negócio. “Quando se começa a escrever,
surgem os problemas e o empreendedor fica mais preparado”, declara Viesti. De
acordo com a analista do Sebrae-SP Rafaela Brugnatti, antes de abrir uma
empresa, é necessário desenvolver um perfil empreendedor. Estar disposto a
assumir riscos e se dedicar quase que integralmente à empresa são
características importantes de um empresário. “[O empreendedor] precisa, ainda,
estar conectado às novidades e tendências de mercado e atento às necessidades
dos clientes. Dessa forma, sempre estará buscando a melhoria do atendimento,
dos produtos e dos serviços que oferece”, diz. Empresas começam a lucrar a
partir do sexto mês A partir de março, é o momento para ir atrás de documentações
e exigências legais para o funcionamento do negócio. O tempo para regularização
varia de acordo com a região do país. Empreendedores que iniciarem atividades
ainda no primeiro semestre têm a possibilidade de começar a lucrar até o final
do ano. De acordo com Tales Andreassi, coordenador do centro de estudos em
empreendedorismo e novos negócios FGV (Fundação Getulio Vargas), novas
empresas, em média, começam a lucrar a partir do sexto mês de atividade. No
início, as vendas são baixas e é importante saber que o retorno financeiro não
será imediato. “Começar um negócio não é como começar uma dieta.” Ter uma
reserva de capital é fundamental para suportar os gastos da empresa neste
período, diz o professor Dalton Viesti. Por isso, antes de começar o negócio, o
empreendedor deve calcular a viabilidade financeira do projeto. “Empreender
exige 1% de inspiração e 99% de transpiração. O caminho é longo e é preciso
trabalhar muito”, afirma.
Fonte Internet noticias.bol.uol.com.br/economia
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